1° Encontro Joinvilense de Engenharia Civil

Nos dias 07 e 08 de dezembro de 2021 a AJECI promoveu o 1º Encontro Joinvilense de Engenharia Civil, no Ágora Tech Park.

A AJECI é a entidade que representa os Engenheiros civis da cidade de Joinville e carrega, como propósito institucional, a missão de celebrar a profissão e fomentar a valorização do Engenheiro Civil.

O evento foi patrocinado por CREA SANTA CATARINA, MUTUA SANTA CATARINA – Caixa de assistência dos profissionais do CREA e ROGGA Empreendimentos e recebeu o importante apoio de Ágora Tech Park, Perville, Perini Bussines Park e CREA Júnior Santa Catarina.

A AJECI reconhece e valoriza o esforço de todas essas entidades que, engajadas na realização do evento, contribuíram com a comunicação de novos valores para a engenharia civil, envolvendo os associados nos temas relevantes do mercado da construção, rompendo as barreiras do pensamento técnico convencional no exercício da profissão de engenheiro e instigando a visão sistêmica e compreensão, desse profissional, do seu papel quando inserido na economia de mercado da construção civil.

Na tarde do primeiro dia os trabalhos iniciaram com a exposição das ações da AJECI, através do Descarimba Joinville, uma parceria da entidade junto com Associação Catarinense de Construtoras e Afins – ACCA, que pretende promover a desburocratização da cidade de Joinville. Na mesma tarde, o apoiador do evento, Ágora Tech Park, compartilhou a filosofia que sustenta o desenvolvimento do ecossistema do parque: a colaboração. Estiveram presentes startups e empresas do segmento da construção civil, apresentando seus propósitos de negócio. A tarde ainda contou com a exposição da Trutec, hub de tecnologia para evoluir o mercado da construção civil.

Na primeira noite do evento, a AJECI saudou os participantes e todas as autoridades presentes. Na sequência, os participantes foram contemplados com a exposição do balanço de ações da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, na apresentação do Sr. Secretário Fábio Jovita. A oportunidade foi de grande valor, refletindo os esforços implementados pela AJECI, na representação dos associados, junto ao poder público, e o atendimento dessas demandas pelo poder público, que demonstrou com transparência todas as ações realizadas e em curso, para reconstrução da SAMA sob as diretrizes da Desburocratização e do bom atendimento.

O segundo painel da noite contou com a apresentação do Sr. Danilo Conti, Diretor Geral do bairro Cidade das Águas. Os presentes foram capturados no condução do relato histórico de desenvolvimento urbano de Joinville e como a iniciativa do Grupo CRH e Grupo Pedra Branca, nessa parceria de desenvolvimento de um bairro planejado e inovador em Joinville, pretende resgatar um desenvolvimento urbanístico que prioriza as pessoas.

No segundo dia do evento, os trabalhos iniciaram na tarde, com o Workshop sobre o Sistema Aprova Digital, sistema de encaminhamento e aprovação de projeto legal e emissão de alvarás de construção, em Joinville. O treinamento foi ministrado pelo engenheiro Sérgio Brugnago, Gerente da Unidade de Aprovação de Projetos (UAP-SAMA).

Partindo para os painéis da segunda noite, os presentes foram recebidos pela apresentação do programa de inovação da ROGGA SA, o BPM – BIM por Minuto. Na oportunidade o engenheiro Luis Wescinscki expos as fases de implantação da metodologia BIM na empresa, os resultados projetados e o como a mudança de cultura já está oferendo novos diferenciais à empresa.

Por fim, a segunda noite encerrou com a apresentação dos engenheiros Gilberto Luiz (Ad Fiducia) e Robison Negri (Defesa Civil), que promoveram um debate acerca da importância da participação do engenheiro civil na transformação da cultura de mercado quanto as inspeções prediais e as necessárias manutenções preventivas.

A AJECI, no tratamento das questões de representação dos seus associados, percebeu que os novos desafios econômicos, tanto na ótica global quanto nacional, extrapolam os elementos básicos e fundamentais da formação do engenheiro civil e por isso, através de iniciativas como a proposta por esse encontro, convidou a todos seus associados e parceiros de mercado à reflexão dos novos temas que tomam destaque no segmento da construção civil e influenciam o desenvolvimento do profissional da engenharia.

As competências técnicas são de caráter fundamental ao engenheiro civil, mas as mudanças sociais, novas dinâmicas econômicas e a relação de consumo, impõem ao profissional a necessidade de um novo ferramental, um conjunto extra de competências que ampliem sua capacidade na relação público-privado, na gestão de recursos e lideranças de pessoas, maior sensibilidade às evoluções tecnológicas e, especialmente, o exercício criativo para absorver e ser agente protagonista na promoção das inovações demandas no setor.

A AJECI sai fortalecida, no seu papel de representação e de valorização do profissional, do 1º Encontro Joinvilense de Engenharia Civil e já se prepara para a segunda edição, no ano de 2022. A sensação é de gratidão e confiança que os presentes receberam o melhor evento de engenharia num ano em que ainda são enfrentados os desafios da pandemia e acredita que o conhecimento e conexões construídas servirão a evolução dos participantes.

Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Abertura do evento com o presidente da AJECI, eng civil João Raphael L Oneda
Diretor regional do CREA-SC, eng. civil Daniel Kandler Signori
Diretor da Mutua-SC, eng civil Carlos Nakazima e diretor finaneiro da Mutua-SC, eng civil Miguel Angelo Melo
Palestrante: Fabio Jovita, secretário de Meio Ambiente de Joinville
Palestrante: Danilo Conti – Cidade das Águas
Palestrante: eng. Luis Wescinscki – Rogga
Palestrantes: eng. civil Gilberto Luiz e eng. civil Robison Negri – Debate sobre inspeções e manutenções de edificações
Workshop Aprova Digital com o eng. civil Sérgio Brugnago
Palestra: Cenário das Construtechs
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil
Encontro Joinvilense de Engenharia Civil

 

Esta Gostando? Compartilhe

Mais Populares:

Comunicado

Comunicado AJECI

A diretoria da AJECI convoca os associados para eleição de representante da entidade como conselheiro junto ao CREA, a ser realizada de forma presencial no

Leia Mais »
Podcast

Podcast AJECI

Sua fonte de consulta sobre Engenharia Civil, não limitado apenas aos aspectos técnicos da profissão, mas sua contribuição social! Esse canal foi desenvolvido para atender:Aos

Leia Mais »